22 de nov de 2019

Como trabalhar a psicomotricidade na educação infantil

Atualizado: 9 de dez de 2019

A psicomotricidade na educação infantil é um dos elementos que garantem as condições necessárias para a aprendizagem das crianças. Apesar de ser uma condição fundamental para a criança desenvolver uma relação saudável com o seu corpo, dúvidas sobre o que é psicomotricidade são bastante comuns. 

Ela é definida como uma ação pedagógica que entende o movimento interligado com as interações sociais, psíquicas e cognitivas dos sujeitos. Alguns pesquisadores também definem a área como uma ciência que estuda o indivíduo a partir do movimento e interações sociais.

Psicomotricidade na educação infantil

Trabalhar com a psicomotricidade influencia no desempenho e aprendizado das crianças. Isso porque, conforme alguns estudos, dificuldades com a escrita podem ser prevenidas através de atividades motoras. Além disso, o entendimento da estruturação espacial é fundamental para reconhecer palavras com fonemas parecidos, letras simétricas, como d, b, p e q. 
 

 
Por isso, os educadores que atuam com a educação infantil podem estimular o desenvolvimento da psicomotricidade como uma forma de ampliar a construção dos conhecimentos de uma criança. Confira abaixo algumas propostas de atividades psicomotoras:
 

 
– Jogos de imitação
 
– Quebra-cabeça de um boneco desmontável
 
– Completar o desenho de uma figura humana
 
– Representar partes do corpo humano com guache, espuma, gel, etc. 
 
– Circuitos com figuras geométricas, pneus, bastões, caixas, etc. 
 
– Modelagem de massinha 
 
– Recortar revistas e jornais com objetivos específicos, como formar o próprio nome ou dos coleguinhas. 
 
– Jogos de memória, entre outros. 

Matéria retirada do site educamaisbrasil.com.br