top of page

10 brincadeiras para aproveitar as férias com as crianças em casa



As aulas acabaram e, para quem não vai tirar férias com as crianças, este período pode gerar uma certa tensão. Nem pense em ficar chateado porque o dinheiro está curto e as férias com as crianças em janeiro será em casa mesmo. Muito menos se desespere porque o apartamento (ou a casa) é pequeno e tem pouco espaço livre do lado de fora para seus filhos brincarem.


Porque, quando se é criança, a gente nem liga tanto assim para o tamanho do quintal. Aliás, ele parece gigante diante da imaginação e inúmeras possibilidades que materiais simples de casa podem oferecer. E as férias com as crianças são bastante importantes para a saúde física e emocional dos pequenos, pois representa período de descanso, lazer e vínculo familiar.


Mesmo que os pais continuem trabalhando, dá para conciliar férias dos filhos e trabalho, reservando alguns momentos do seu dia para fazer brincadeiras divertidas ou até, quem sabe ajudar o seu filho a cada vez mais se tornar independente, como dar mais autonomia ensinando-os a arrumar a cama, preparar seu próprio café da manhã e até organizar seus brinquedos. Além disso, mostra atenção e todo amor que sente por ele, pois o mais importante do que quantidade é a qualidade dos momentos em família.


As férias com as crianças e os amigos

É comum também que, nesse período, as crianças sintam saudade de alguns coleguinhas da escola, aproveite e convide os amigos do seu filho para ir brincar na sua casa. Combine com outras mães de receber algumas crianças na sua casa por algumas horas. Apesar da bagunça depois, o momento da diversão é uma delícia!


Eles se divertem pra valer, tendo seus amigos e seus brinquedos juntos. Se os amigos por algum motivo não puderem vir na sua casa, leve seu filho para praças e parques, onde ele possa fazer novas amizades e gastar suas energias.


O mais importante é que as férias com as crianças sejam prazerosas e cheias de lembranças boas, e, quando elas estiverem perto do fim, cabe aos pais ir voltando aos poucos à rotina dos filhos para o retorno das aulas. Gradativamente ir acordando as crianças mais cedo é uma alternativa para evitar a tradicional preguiça dos primeiros dias de aula.


Muitos pais procuram alternativas de brincadeiras para distrair as crianças e aproveitar esse momento da melhor forma. E, além de brincar e se divertir, a criança pode aprender muitas coisas neste período. Há várias situações em que a interação entre pais e filhos promove aprendizados, atividades como um passeio ao museu, peças de teatros, filmes, livros, atividades na cozinha, brincadeiras e os jogos.


Nós selecionamos dicas de jogos que promovem diversão e ao mesmo tempo aprendizado sobre conhecimentos gerais. Além dos jogos eletrônicos preparamos dicas de jogos recicláveis fáceis de fazer em casa e que irão tornar as férias com as crianças um período de aprenderem juntos.


Confira algumas brincadeiras diferentes e muito baratas para fazer com as crianças em casa durante as férias:


1. Organize uma feira de trocas de brinquedos

Que tal reunir os vizinhos e amigos da escola para trocar brinquedos? Além de divertida, a atividade incentiva o consumo consciente. O importante é o valor afetivo, pois se a criança cansou do brinquedo ou já não causa mais interesse por conta da idade, ela deve ter o direito de trocá-lo.


2. Crie um boliche com materiais recicláveis

Materiais recicláveis podem se tornar qualquer coisa com criatividade e imaginação, características que não faltam nos pequenos. Um conjunto de seis garrafas PET somadas a uma bolinha de plástico garantem um programa diferente: boliche. Para deixar o brinquedo mais colorido, basta picar papéis coloridos (como crepom) e colocar dentro das garrafas.



3. Monte um acampamento dentro de casa

Um mínimo de bagunça em casa está permitido durante as férias. Que tal deixar as crianças ocuparem outros ambientes da casa? Isso definitivamente fará com que os pequenos “mudem de ares” e se mantenham entretidos por bastante tempo. Usando lençóis, grampos, cadeiras e sofás, monte uma cabana recheada de travesseiros e almofadas para as crianças. Dentro da cabana, é hora de contar histórias e brincar com a imaginação.


4. Faça o “dia do pijama”

Férias também é tempo de descanso. A sugestão, portanto, é pegar aquele domingo de chuva e passar o dia todo de pijama com as crianças assistindo a filmes e cozinhando quitutes na cozinha com a participação dos pequenos, em um típico “dia do pijama” com a família toda.


5. Pular amarelinha

Fácil de fazer, desenhe a amarelinha com giz ou mesmo uma fita adesiva colorida. A criança vai ao início do diagrama e de lá atira a pedrinha no número 1. Sem colocar os pés nessa casa, ela atravessa o diagrama pulando com dois pés ou em um pé só, dependendo do formato da casa. Ao chegar no fim, dá a volta e começa de novo, voltando para pegar a pedra, sem pisar na casa onde a pedrinha está. Não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la para fora do diagrama, pois perde a vez.


6. Dança das cadeiras

Monte um círculo de cadeiras com a parte do assento voltada para fora e elas devem ser sempre em número menor do que o de participantes. As crianças caminham em torno das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem buscar uma cadeira para sentar. É necessário ter uma cadeira a menos do que a quantidade de participantes para que alguém fique em pé e, automaticamente, seja eliminado da rodada. Sendo assim, a cada rodada retira-se uma cadeira e começa tudo de novo até restar apenas dois participantes e uma cadeira, e o que conseguir sentar nesta cadeira quando a música parar, vence o jogo.


7. Estátua

Todos os jogadores fazem um círculo. Um deles é o mestre que controlará o som do rádio. Quando o mestre diminuir o volume, diz “estátua”! Os jogadores, então, devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro, sendo que o mestre não pode tocar na “estátua”, fazendo ela se mexer através de cócegas, por exemplo. Quem se mexer ou rir sai da brincadeira e espera até que sobre somente um para reiniciar. Quem resistir às caretas será declarado o vencedor e assume a posição de mestre.


8. Explorar o jardim

O trabalho com a Natureza tem muito para acrescentar na qualidade de vida e desenvolvimento das crianças, o próprio contato com ela, em pequenos gestos, ensina um modo mais inteiro e harmonioso de crescer, se conhecer e conviver. Os laços mais estreitos com a Natureza nos ensinam que fazemos parte dela, colaboram para construção e ampliação de nossa consciência pessoal, planetária e ecológica.


Leve os filhos para um dia no jardim, para regar plantas, retirar folhas e flores secas ou, ainda, fazer comidinhas com barro, com água e argila. Ou ainda faça uma hortinha ou plante feijão em casa mesmo.


9. Guerra de água

Aproveita o calor do verão e coloque água em bexigas. Jogue as bexigas uns nos outros para que estourem. Faça barquinhos de papel em uma piscina ou bacia. Futebol de sabão diverte: disputado em uma lona grande com água e sabão. Outra brincadeira é nomeada também de “Bexiga quente”, onde as crianças podem brincar de pique bexiga. O pegador fica com a bexiga cheia de água. Sua meta é acertar alguém com a bexiga. Quem ele acertar será o novo pegador.


10. Jogos de mãos

Você não precisa de nada, nem de lápis e caneta, só das mãos, para brincar. Brincadeiras que têm o bater de mãos como o principal desafio. Geralmente, seguem o ritmo de versos que são ditos ou cantados pelas crianças. Entre esse tipo estão china-lá, Popeye e adoleta.


Aproveite para resgatar as brincadeiras da sua infância

É bastante comum os pais dizerem que na sua época era diferente, que as crianças brincavam na rua, que os jogos eram mais divertidos e que hoje as crianças só gostam de TV, videogame e computador. Esse discurso pode mudar. Que tal mostrar para os seus filhos as brincadeiras do seu tempo de criança? Com certeza as crianças vão deixar os jogos eletrônicos para outros momentos e curtir o momento em família.


Faça um piquenique

Outra dica do passado que tem tudo para ser um sucesso. Nos dias mais tranquilo e de tempo bom, de folga ou final de semana, vá até uma área rural ou parque na própria cidade e faça um piquenique com direito a toalha, os quitutes favoritos, descanso sob a grama e contato com a natureza.


Brinque de ensaio fotográfico. E não esqueçam dos figurinos!

Uma criança pode tirar a foto e outra fazer poses divertidas. Dá para pensar em ensaios temáticos (fundo do mar, super heróis, desenhos animados, cantores) ou separar acessórios coloridos, fantasias, peças de roupa chamativas. Para dar um ar mais “profissional”, coloque um lençol ou tecido de fundo e inclua objetos no cenário.

Gostou das brincadeiras que preparamos para você curtir com os pequenos? Temos muitas outras que explicam passo a passo, mostram os materiais necessários e o como fazer. Baixe nosso ebook e aproveite cada segundo das férias com a família.

bottom of page