A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento da criança

Atualizado: 9 de Dez de 2019

A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar os sentimentos dela em relação ao mundo social.


As atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis social para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções.

Tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e cria uma situação imaginária de reprodução da realidade. É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se como indivíduo.

Atividades Lúdicas na educação

Brincando, a criança aprende a respeitar regras, ampliar o relacionamento social e respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do universo lúdico que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo a liderança dela, e sendo liderada, compartilhando a alegria de brincar.


Dica: Os pais devem cada vez mais aproveitar os momentos lúdicos com a criança para perceber esta evolução, utilizar jogos e brincadeiras que despertem no filho a importância de aprender e desenvolver o intelecto, tornando claras as emoções, angústias, ansiedades, reconhecendo as dificuldades, proporcionando assim soluções e promovendo um enriquecimento na vida interior da criança. Pedir que a criança reconte a história que acabou de ouvir contribui para a autoestima dela.


Matéria retirada do site: www.redecaminhodosaber.com.br