A importância do Nutricionista na alimentação escolar.



A boa alimentação é parte vital no desenvolvimento infantil como um todo, pois na infância o organismo necessita de uma dieta saudável, rica em nutrientes, para se desenvolver bem. Como hoje as crianças passam boa parte do seu dia na escola, acabam fazendo suas refeições mais importantes dentro dela, como café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Dessa forma, a escola precisa estar sempre empenhada em oferecer a seus alunos cardápios saudáveis e variados, bem como auxiliá-los na formação e manutenção de hábitos alimentares positivos, ampliando a compreensão da criança sobre a relação entre saúde e alimentação.

Para ajudar nessa tarefa, a escola conta com o trabalho dos profissionais de Nutrição, que auxiliam na seleção dos alimentos e na organização da rotina alimentar, assim como analisar as necessidades de cada criança. Confira 6 benefícios da alimentação escolar orientada por um Nutricionista:

Manutenção de uma dieta equilibrada 🍉 Todos nós sabemos o quanto uma dieta saudável é importante, tanto na vida dos adultos quanto das crianças. Diversas doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão e muitas outras, podem ser desenvolvidas a partir de uma dieta inapropriada, principalmente na infância. Por isso, o acompanhamento profissional sobre os alimentos oferecidos na escola é tão importante, pois o Nutricionista irá selecionar somente alimentos saudáveis, dos mais variados grupos alimentares, para formar uma dieta equilibrada aos alunos.

Incentivo para experimentação de novos alimentos 🍎 Muitas crianças têm dificuldade em provar novos alimentos, devido as texturas, sabores, cheiros e colorações que eles possam ter. Por essa razão inserir frutas, legumes e verduras na alimentação podem ser um grande desafio, pois os pequenos fazem uma verdadeira resistência. Com o auxílio do Nutricionista a escola apresenta uma gama maior de alimentos diferentes as crianças, como podem ser preparados e apresentados de forma a se tornarem mais atrativos aos pequenos.

• Incentivo ao consumo de alimentos naturais e saudáveis 🥦 A Cada dia passa, o consumo de alimentos industrializados aumenta, prejudicando muito a saúde das crianças. Muitas trocam alimentos naturais por biscoitos e doces, alimentos fritos e refrigerantes, o que progressivamente diminui o interesse delas pelos alimentos saudáveis. Na escola onde há um Nutricionista, toda alimentação é baseada em ingredientes naturais e saudáveis, sem utilização de industrializados nocivos à saúde. O suco de fruta e a água tomam o lugar dos refrigerantes e sucos prontos, as frutas o lugar dos doces e guloseimas e as verduras, legumes, carnes de boa qualidade e cereais substituem os congelados, processados e gordurosos.


Seleção de alimentos 🍊 O Nutricionista é quem seleciona os alimentos que serão oferecidos às crianças, e esse trabalho é feito de acordo com as necessidades de cada aluno. Cada idade e fase necessita de nutrientes específicos, que serão essenciais para o desenvolvimento adequado da criança.

Auxílio na introdução alimentar 🥗 Muitas crianças pequenas passam pela introdução alimentar dentro da escola, o que exige um conhecimento e um trabalho especial dos profissionais que lidam com essa questão no ambiente escolar. O Nutricionista é vital, tendo em vista que ele vai elaborar uma dieta específica para os alunos que estão nessa fase. É o Nutricionista quem irá indicar a textura, o grupo de alimentos, os temperos e tudo que será apresentado a criança, sendo selecionados de acordo com a idade e do desenvolvimento que a criança está obtendo com a introdução.

Criação de uma rotina alimentar 🥕 Dentro da escola existe toda uma rotina diária de afazeres, inclusive a da alimentação. Ter horário certo para as refeições é essencial para todas as crianças, pois o organismo precisa da ingestão de alimentos em períodos regrados para suprir as necessidades energéticas e nutricionais durante o dia. Outro fator importantíssimo é que a rotina trás uma boa variedade no cardápio, o que é vital para dar a criança todo o aparato nutricional que ela precisa dentro da semana. Por exemplo, um dia é oferecido peixe com verdura, no outro frango com cenoura e no outro carne com batatas. No final da semana a criança se alimentou de forma variada, consumindo todos os nutrientes necessários para uma dieta saudável.


Na Escola Dó Ré Mi oferecemos refeições durante todo o período: café da manhã, almoço, lanche e janta todas supervisionadas pela nutricionista. MATÉRIA RETIRADA DO SITE : .https://crechejardimoceanico.com.br/a-importancia-do-nutricionista-na-alimentacao-escolar/#:~:text=Por%20isso%2C%20o%20acompanhamento%20profissional,uma%20dieta%20equilibrada%20aos%20alunos.