top of page

A importância do sono para o desenvolvimento da criança



Entender como o desenvolvimento da criança acontece é essencial para promover as melhores condições para as mesmas, tanto na escola quanto em casa. E o sono é muito importante para isso. Ao nascerem os bebês entram em contato com o mundo que o cerca. Tudo para eles é novo e a cada instante algo desconhecido lhe acontece. O tempo todo a criança aprende algo que nunca vivenciou, recebe estímulos constantemente e, por isso, as sonecas são fundamentais para que todas essas experiências sejam transformadas em aprendizados.

O sono e o aprendizado Enquanto as crianças dormem, solidificam os seus aprendizados. É durante o sono que aprendem a falar, engatinhar, pegar, caminhar, dançar, comer sozinhos e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu desenvolvimento. Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento. Além disso, outro documento também evidencia a grande importância do sono para o desenvolvimento da criança: um estudo de 2016 realizado pela Academia Americana de Medicina do Sono, elaborado em parceria com médicos pediatras e através de pesquisa e análise de mais de 860 artigos científicos a respeito do assunto. Nele é apontado que dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional.

Como ajudar o seu filho a dormir melhor? Estabeleça uma rotina: procure dormir sempre no mesmo horário.

Ofereça alimentos leves antes do sono.

Ajude no conforto, um ambiente organizado, limpo e de baixa luminosidade pode oferecer maior conforto para a criança.

Evite agitação ou muito estímulo momentos antes da hora de dormir, isso pode deixar a criança agitada e fazê-la perder o sono.



bottom of page