top of page

Como estimular as crianças a aprender inglês em casa

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e o que antes era opcional, virou obrigatório: aprender inglês. Muitos pais ficam apavorados diante de um desafio que é característico dessa época atual e não sabem como começar a estimular as crianças para essa familiaridade com outro idioma.


5 dicas para estimular seu pequeno a aprender inglês em casa

O jeito mais inteligente e prático para fazer isso acontecer é unir algumas ferramentas do dia a dia que trazem a língua inglesa para dentro de casa, de forma lúdica e leve. Confira 5 dicas para estimular seu pequeno a aprender inglês em casa:


1. Estimule a leitura

Chega de ler somente placas de “happy birthday” ou “exit” na rua ou na TV. Vamos fazer das palavras em inglês realmente parte do dia a dia? Um bom jeito de fazer isso é com quadrinhos da Turma da Mônica, que agora são publicados também em inglês aqui no Brasil. Quantos de nós não aprendemos a ler em português com esses gibis? Vamos utilizar o mesmo recurso para aprender inglês!


E tem mais: no PlayKids App, você encontra dezenas de livros ilustrados, incluindo livros da National Geographic, originais PlayKids e muitos outros, todos em inglês, prontos para serem acessados na palma da mão.


2. Use a tecnologia como aliada

Um recurso bastante simples e divertido para toda a família é mudar o idioma do seu celular por um dia, brincando de entender as orientações e funções do aparelho.

Hoje em dia, qualquer celular ou tablet oferece a opção e isso pode tornar-se um desafio bem engraçado, mostrando para os filhos que os pais estão juntos no aprendizado.


3. Cante com seu pequeno!

No PlayKids App há muitas músicas já conhecidas das crianças, todas em inglês! A Galinha Pintadinha, Bob Zoom, os Originais PlayKids, estão todos disponíveis para que a criança aprenda versões novas de letras cujas melodias já são conhecidas.

E mais que isso: a série Kantalá, Original PlayKids exclusiva do app, traz um conceito diferente de aprendizado. A mesma canção aparece em português, inglês e espanhol, mostrando de uma vez só três variações de idiomas. Assim, ninguém fica perdido e a língua torna-se ainda mais próxima da família.


4. Divirtam-se com desenhos animados em inglês

Para os fãs do Original PlayKids Lupi Club, há no app a versão americana, Lupi’s Club. São dez episódios falados em inglês para a criança unir o som à imagem e fortalecer seu raciocínio. A série Junior e seus amigos também está presente em inglês, para as crianças aprenderem sobre as profissões enquanto absorvem um novo idioma.

E para um desafio maior, há o SuperHands em inglês, no qual as crianças aprenderão a montar brinquedos com material reciclável enquanto ouvem as orientações do narrador, elevando o nível do aprendizado!

Tudo isso junto de outros shows como Storybots, Little Smart Planet, Pocoyo e tantos outros.

Se pintar dúvida sobre uma palavra ou outra, não há motivo para pânico: a versão falada em português está no PlayKids App, pronta para ser consultada.


5. Faça parte das aulas

Os recursos disponíveis são todos ferramentas que contribuem para o ensino de idiomas, mas uma escola ou curso de inglês são muito recomendados para que seu filho aprenda um idioma com segurança e disciplina.

Mas esse momento não precisa ser isolado da família. Pelo contrário, todos podem fazer parte, seja participando de algumas aulas, lendo as lições de casa e participando delas ou trazendo diálogos aprendidos em sala de aula para momentos em família. Que tal fazer um breakfast uma vez na semana, ou até mesmo instituir um saturday challenge, no qual todo mundo dentro de casa precisa falar somente em inglês aos sábados? Aos poucos, o que parecia ser um monstro de sete cabeças, vai se tornando parte da vida e o idioma inglês passa a ser um grande amigo para os novos tempos.


Enjoy! Ou em bom português, aproveite! Nada é mais divertido que aprender algo novo e estimulante. Bye!


bottom of page