Como usar LEGO Education nos planos de aula da sua escola

É possível inserir soluções LEGO Education nos planos de aula da sua escola e nós mostramos como! Da Educação Infantil ao Ensino Médio, são oferecidas soluções que trazem inúmeros benefícios aos alunos, como por exemplo: melhoria em suas habilidades de colaboração, comunicação, criatividade, raciocínio lógico e na resolução de problemas. Veja mais a seguir!


Por meio de brincadeiras e atividades que as soluções LEGO Education para Educação Infantil proporcionam, as crianças exploram e aprendem sobre emoções e relações sociais, são estimuladas no desenvolvimento da linguagem, veem como o mundo real funciona, constroem a autoconfiança e dão vida às ideias, além de desenvolver competências para resolução de problemas, uma habilidade fundamental para o século XXI. Os conjuntos para este nível de ensino são segmentados em quatro áreas principais. São elas: Exploração Criativa, Desenvolvimento Social e Emocional, Introdução à Linguagem e à Alfabetização e Introdução a Ciências e Matemática. Vamos conhecer algumas soluções de cada uma das áreas do conhecimento?



EI – Exploração Criativa

Com o uso de sua imaginação, a criança se expressa criativa e artisticamente enquanto constroem ideias usando blocos LEGO®, presentes nos conjuntos LEGO Education. A ideia aqui é fazer com que as crianças trabalhem em grupo, assim elas constroem juntas, discutem ideias e até mesmo aprendem a negociar papéis. Os blocos LEGO® são considerados ferramentas para pensar, comunicar e desenvolver um entendimento das contribuições e ideias de cada um. Veja alguns objetivos de aprendizagem que esta área explora:Desenvolver a criatividade;Se autoexpressar;Explorar o mundo;Organizar e categorizar;Compreender e Responsabilidades.Conheça o Conjunto Grande de Blocos LEGO® DUPLO® (9090):

EI – Desenvolvimento Social e Emocional

Em um ambiente que preza pela colaboração, as crianças participam de muitas experiências de construção, ao mesmo tempo em que reconhecem sentimentos e identificam semelhanças e diferenças. Os conjuntos dessa área auxiliam a construir competências sociais, um dos fatores mais importantes no desenvolvimento infantil, que exercerá influência pelo resto da vida. Confira os principais objetivos de aprendizagem:Reconhecer e compreender as emoções;Compreender as relações;Autoreconhecer-se;Dividir tarefa.Veja a seguir alguns conjuntos dessa área:

EI – Introdução à Linguagem e à Alfabetização

As soluções LEGO Education para Educação Infantil encorajam o desenvolvimento da expressão de pensamentos e ideias. As crianças são motivadas a criar histórias colaborativas e desenvolver habilidades relacionadas à construção da linguagem com o uso dos blocos LEGO® DUPLO®, personagens e cartas. Descubra alguns objetivos de aprendizagem dessa área do conhecimento:Aprimorar a oralidade;Ser criativo;Construir narrativas;Colaborar entre si;Representar.Conheça dois conjuntos que exploram esta área do conhecimento:

EI – Introdução a Ciências e Matemática

As crianças exploram os números, formas e cores e à resolução de problemas por meio de brincadeiras em conjunto. Aprendem ainda a realizar experimentos por meio de infinitas construções. Os blocos coloridos e figuras possibilitam uma maneira envolvente e prática de entender conceitos, tais como a adição e subtração simples. Conheça alguns objetivos de aprendizagem:Resolver problemas;Observar e descrever;Realizar adição e subtração simples;Organizar e categorizar;Ser criativo.Veja as soluções para trabalhar esta área na sua escola:

Aprendizagem para toda a vida com as soluções para Ensino Fundamental 1

As soluções LEGO® Education destinadas para o Ensino Fundamental 1, são meios práticos de possibilitar experiências lúdicas e eficazes de aprendizagem para Linguagem, Ciências, Tecnologia, Engenharia e resolução de problemas matemáticos.Os conjuntos para este nível de ensino são segmentados em quatro áreas principais. São elas: Ciências, Matemática, Linguagem e Comunicação e Design e engenharia.Veja algumas soluções!


EF1 – Ciências

Os alunos experimentam como a Ciência ganha vida com projetos que fazem referência a questões do cotidiano, incluindo engenharia, tecnologia e programação.A solução LEGO® Education WeDo 2.0 pode ser utilizada a partir dos sete anos de idade. Ela constrói a autoconfiança dos alunos para que façam perguntas, definam problemas e projetem suas próprias soluções.

Matéria Retirada do site: tecnologia.educacional.com.br