top of page

Quais os benefícios de uma criança aprender robótica? Conheça!

Com um mundo cada vez mais tecnológico, aprender robótica desde a infância tem se mostrado uma excelente ferramenta de educação para as crianças. A prática ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo dos pequenos, além de promover a abertura de um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho no futuro.


Ao mesmo tempo em que se divertem, mergulham no mundo da tecnologia e da criatividade por meio de aulas instigantes e interativas. A criação de jogos, softwares e aplicativos acontece de um jeito especial, envolvendo ainda mais os pequenos.


Ficou animado para oferecer esse aprendizado ao seu filho? Saiba que os benefícios não param por aí. Continue a leitura e conheça mais vantagens proporcionadas pela robótica para o futuro do bem mais precioso que você tem na vida. Confira!



Desenvolvimento do raciocínio lógico

Talvez essa seja uma das razões mais importantes pela qual o seu filho deve aprender robótica. O raciocínio lógico consiste na habilidade de organizar o pensamento para se chegar a uma conclusão ou resolver um determinado problema — e essa é uma das áreas mais estimuladas pela robótica.


Quando a criança aprende mais com as ferramentas proporcionadas pela educação tecnológica, ela consegue desenvolver qualquer atividade com maior autonomia e rapidez. Ou seja, ela vai crescer preparando o seu intelecto para um futuro repleto de desafios, que cada vez mais exigirá cidadãos com uma capacidade enorme de encontrar soluções ágeis e eficientes.


Apuração da escrita

Como o ensino da robótica estimula diferentes áreas do desenvolvimento infantil, é natural que a escrita também seja afetada. A educação tecnológica contribui para o favorecimento da motricidade e do estímulo à leitura e investigação.


Quem lê amplia o seu vocabulário e escreve melhor. Simultaneamente, o exercício manual funciona como um mecanismo que facilita o aprendizado da escrita. Assim, já que as atividades compreendem a execução de trabalhos manuais e estimulam a exploração, escrever corretamente acaba tornando-se uma consequência positiva natural.


Vale lembrar que, com o raciocínio lógico mais apurado, a estruturação das ideias faz com que as frases sejam transferidas para o papel de maneira coerente e de fácil entendimento. Com as habilidades em coerência, a coesão e a gramática andam lado a lado e são igualmente estimuladas.


Maior senso criativo ao aprender robótica

Quando discutimos as características de uma criança, é comum que a criatividade e a imaginação estejam entre as primeiras particularidades infantis a serem lembradas. Esses dois traços de personalidade dos pequenos são incríveis e devem ser explorados positivamente para o seu próprio desenvolvimento.


Muitas crianças, ao serem estimuladas a encontrar respostas criativas para problemas e questionamentos reais, acabam por desenvolver ainda mais essas habilidades. Durante o aprendizado de tecnologia, os exercícios tendem a fazer com que o aluno escolha sempre uma solução inteligente para os desafios do seu cotidiano.


Resolução de problemas com mais facilidade

A criatividade na resolução de problemas é muito importante, mas não é o único fator a ser considerado. Aprender robótica não se resume a soluções diferenciadas: a agilidade na construção desses pensamentos também deve ser considerada.

Isso porque encontrar uma resposta com facilidade pode ser um grande indicativo do quanto a criança está preparada para um futuro promissor. Ao se deparar com desafios diversos, a percepção da criança sobre o mundo ao seu redor aumenta e, consequentemente, seu conhecimento também.


Todos esses elementos são decisivos para que o pequeno indivíduo se transforme em um adulto preparado para as adversidades futuras que podem se apresentar. A habilidade de resolver problemas é uma das características mais requisitadas em qualquer área de atuação profissional.


Fortalecimento do aprendizado em outras disciplinas

Ao aprender robótica, a criança entra em contato com diversos tipos de problemas que estão correlacionados. Questões de mecânica, eletrônica, física, matemática — e até mesmo português ou biologia — podem ser trabalhadas, dependendo do robô.


A educação tecnológica compreende uma série de instrumentos para o aprendizado que pode variar de acordo com a faixa etária e o contexto pedagógico a ser trabalhado. Brinquedos que envolvem eletrônica, kits educacionais e até mesmo a montagem de pequenos robôs permitem que todas as esferas sejam contempladas.


O apoio pedagógico, o material didático e a plataforma utilizada para os estudos fazem com que esses alunos se familiarizem com números, novas palavras e curiosidades gerais apresentadas. Dessa forma, eles absorvem o conteúdo teórico e conseguem aplicá-lo na prática com mais facilidade.


Imagine que hoje o seu filho possa montar um robô que simula o pulo de um grilo e o projeto inicie com um vídeo apresentando o animal e o meio em que vive, reforçando o ensino de Ciências. Na próxima aula, ele vai precisar exercitar a matemática e fazer cálculos para tirar um projeto do papel. Não é demais?


Até mesmo a língua inglesa é trabalhada nesse processo. Muitos dos termos presentes no mundo tecnológico ainda não têm tradução, fazendo com que a criança conheça novas palavras, desenvolva a dicção e aprenda naturalmente a pronúncia correta da combinação de letras, sílabas e palavras.


Benefícios no desenvolvimento pessoal

Quando crescemos, não é apenas o lado profissional que nos satisfaz. Esferas pessoais desalinhadas podem causar inúmeros problemas e desconfortos no futuro. Nesse sentido, a educação tecnológica também é capaz de promover o desenvolvimento de algumas características pessoais importantes para o crescimento e a evolução como seres humanos.

Organização, comprometimento e sociabilidade, por exemplo, são elementos fortemente trabalhados por meio do ensino da robótica. Veja abaixo:


Organização e disciplina

Para que um projeto funcione corretamente, é necessário um planejamento bem estruturado e seguido à risca. A criança percebe que, se for organizada e disciplinada desde a etapa de planejar até a de executar, consegue atingir os resultados esperados com mais facilidade, o que acaba se tornando um hábito.


Comprometimento e resiliência

Mesmo com disciplina e organização, erros podem acontecer e alguns projetos não funcionarão como deveriam. Diante de uma situação dessas, é preciso encarar o desafio com certa maturidade, rever o que pode ser feito e adequar os processos para que o trabalho seja melhorado e atinja o efeito esperado.


Socialização e trabalho em equipe

Aprender robótica não é uma prática exclusivamente individual. Normalmente, as aulas são realizadas para grupos, em que cada membro da equipe fica responsável por uma função. Para que o projeto saia do papel, é necessário que os integrantes conversem entre si e respeitem as funções preestabelecidas.


Participação no mundo digital

A revolução digital é uma realidade — e esse é um assunto bastante sério. A tendência é que algumas profissões desapareçam, enquanto outras sejam fortalecidas e, até mesmo, criadas. Grande parte delas está relacionada com a tecnologia! Quem se preocupa com o futuro dos filhos deve estar atento a esse novo molde do mercado de trabalho. Felizmente, a educação tecnológica pode desenvolver os pequenos para esse conceito que vem se formando.


Com o andamento das aulas, os alunos são apresentados a noções básicas de linguagens de programação, conhecendo um pouco sobre o que é necessário para que um projeto possa ser executado. Nesse processo, as crianças se familiarizam com os conceitos lógicos implementados por meio de códigos, levando a presença dos serviços digitais para o seu cotidiano e aprendendo como empregar a tecnologia de forma empoderada e ativa.


Essa prática vai além do preparo para o mercado de trabalho e a capacitação para o futuro profissional. Quando em contato direto com a rede mundial de computadores, eles aprendem que a internet não é um terreno totalmente seguro e conhecem os mecanismos para se proteger das mais variadas ameaçadas apresentadas.


Desenvolvimento da curiosidade

No passado, crianças curiosas já foram vistas como inconvenientes. Contudo, essa é uma característica fundamental para o aprendizado infantil e a educação do seu filho.

É por meio dos questionamentos que os pais descobrem os interesses dos pequenos, o que estão vivendo fora do alcance dos seus olhos e em quais pontos podem e devem ser estimulados. A robótica desperta esse sentimento de forma natural por meio de questões como as que listaremos a seguir.


Por que eu devo colocar essa peça e não outra?

O que vai acontecer se eu desconectar essa peça desse lugar?

Depois de estruturar o meu robô, o que eu faço se ele não funcionar?

Ao ser estimulada nas aulas, a criança reflete esse comportamento no dia a dia. Além de despertar o senso de investigação, também se aproxima dos pais por meio das perguntas.


Aumento do interesse pelo aprendizado

Tanto as características aqui apresentadas quanto os benefícios levam a um só caminho: o de tornar o aprendizado mais prático, dinâmico e interessante para esses pequenos seres em formação.


Aliado ao modelo tradicional, em que as crianças mergulham no universo escolar dos livros didáticos, literários e da lição de casa, o ensino de robótica pode fazer com que elas entendam que são capazes de construir algo com a ajuda de seus conhecimentos e percebam o quanto são capazes de produzir com o que aprendem na escola e no dia a dia.


A consequência só poderia ser o aumento do interesse em aprender cada vez mais, despertando o encanto pelos estudos e o prazer pelo cumprimento das obrigações diárias. Além disso, a criança que é estimulada pela educação tecnológica também tem grandes possibilidades de melhorar o desempenho escolar.


A constante busca por novos conhecimentos, novidades e coisas interessantes faz com que os pequenos se transformem em adultos sábios e capazes de sugerir projetos e soluções inovadoras.


Aprender robótica é uma atividade que está intimamente relacionada com as vantagens e os objetivos apresentados neste artigo. A educação tecnológica proporciona o desenvolvimento e a preparação para diferentes desafios.


Com todos esses benefícios, é hora de colocar seus filhos para aprender robótica. Nós, da Ctrl+Play, podemos ajudá-lo! Entre em contato conosco e descubra o que a nossa escola pode proporcionar aos seus pequenos. Esperamos por você!


Matéria Retirada do site: ctrlplay.com.br

bottom of page