Como ensinar os filhos sobre consumo consciente ?



Para tudo o que precisamos hoje , existe um ou serviço ou produto adequado, e o que ainda não existe, ainda será inventado. Não dá para negar que vivemos em uma sociedade que é voltada para o consumo, pegando nossas insatisfações e frustrações e voltando tudo isso para o ato de consumir, com a promessa de trazer uma certa realização.


Mas... E quanto as crianças ?


Quando se é adulto, podemos analisar e avaliar o nosso consumo de bens de uma forma mais racional e consciente, avaliando os prós e contras, tendo uma tomada de decisão mais inteligente. E convenhamos, que até com os adultos, nem sempre isso acontece .


Quanto aos pequenos, esse desejo de consumo não é algo consentido, pois ainda estão em desenvolvimento. O que por consequência, gera frustrações muito maiores. Vendo isso acontecer, os pais devem ensinar sobre consumo consciente aos filhos, buscando valor e propósito para cada compra.


Regra dos 3 R’s - reduzir, reutilizar e reciclar: esse conceito, é uma ótima maneira de se ensinar sobre sustentabilidade e consumo consciente. Sempre incentive seu filho a seguir essas práticas.


Atenção com as recompensas : recompensá-las, sempre que tiverem boas notas ou quando tiverem bom comportamento. A longo prazo essa prática torna-se insustentável. Devemos ensinar as crianças a assumir a responsabilidade por suas tarefas,sem nem buscar sempre uma recompensa por isso.


Ensinar o valor do dinheiro: o famoso ditado “dinheiro não cai no céu e nem de árvore” pode ser muito bem aplicado nesse caso. Conte ao seu filho, sobre seu ofício, e sua trajetória, o quanto você se esforçou para colher os frutos do seu trabalho, que garantiu o dinheiro necessário para conseguir comprar aquilo que ele tanto queria.


Participação da opinião dos filhos na hora das compras : ao envolver a criança na atividade de compras, ela se sente importante no processo. Pode ser uma simples ida a feira, encorajando-o e perguntando se deve levar tal alimento e o porquê.