top of page

4 jeitos criativos de mostrar às crianças a importância de lavar as mãos

Como ensinar às crianças sobre a importância de lavar bem as mãos? Em tempos de coronavírus, ideias criativas tem viralizado na internet. É o caso do post da brasileira Hérica Debiazzi, de São José do Rio Preto (SP), que usa o glitter para demonstrar como micro-organismos presentes nas mãos se espalham através do toque.

Publicado no sábado (14), a postagem já teve mais de 28 mil compartilhamentos. “É uma ideia simples, ao alcance de todos. E é incrível saber que muitas crianças serão cuidadas e protegidas por uma atividade lúdica tão simples”, disse a psicomotricista à CRESCER. As fotos demonstram, com o glitter, como micro-organismos se espalham em um aperto de mão, toque no rosto e até maçanetas.


O chamado “método do glitter” também aparece em um vídeo do The Sun, ao lado de outro método que tem sido usado por alguns pais ao redor do mundo: o método da pimenta. No experimento, os pais enchem uma tigela com água e pimenta em pó, e fazem os filhos mergulharem os dedos do recipiente. A pimenta – representando os vírus – gruda nos dedos da criança. Em seguida, eles pedem que a criança lave as mãos com água e sabão e volte a colocar o dedo na tigela. Dessa vez, porém, a pimenta é repelida pelo sabão.


No início do mês, um experimento realizado por uma professora norte-americana usando fatias de pão também viralizou. Jarallee Annice Metcalf expôs, em saquinhos vedados, fatias de pão após diferentes formas de higienização. Uma das fatias foi passada direto para o saquinho, sem que ninguém a tocasse; outra foi tocada pelos alunos depois de lavarem as mãos com água e sabão; outra foi tocada pelos alunos depois de eles apenas as higienizar com álcool em gel; outra foi tocada por todos sem lavar as mãos de jeito nenhum; outra foi passada na superfície de notebooks. Depois de 3 ou 4 semanas, os resultados apareceram, mostrando a diferença na deterioração de cada uma das fatias, de acordo com a manipulação que tiveram. O experimento foi feito e divulgado no final do ano passado, mas, diante da mobilização mundial por conta do coronavírus, o post ganhou mais visibilidade agora. A publicação já teve mais de 71 mil compartilhamentos e continua viralizando.


Uma outra professora norte-americana, do Missouri, encontrou um jeito criativo de saber se seus alunos estão lavando as mãos. Ela passou a usar no dorso das mãos dos estudantes o carimbo que geralmente usa em seus cadernos. Os alunos que chegarem ao fim do dia sem o carimbo recebem um prêmio. O post de Shauna Woods já teve mais de 85 mil compartilhamentos.


Como lavar as mãos corretamente?

O Instituto Butantan divulgou um vídeo explicando, passo a passo, o jeito correto de lavar as mãos. Veja como fazer:

- Primeiro, molhe as mãos;

- Pegue sabão suficiente para lavar toda a superfície das mãos;

- Comece esfregando as palmas das mãos uma na outra;

- Com os dedos entrelaçados, esfregue as palmas e as costas das mãos;

- Esfregue as costas dos dedos e os polegares, em movimentos circulares;

- Esfregue as pontas dos dedos nas palmas das mãos;

- Enxágue as mãos;

- Seque com papel e use um papel para fechar a torneira, se for necessário.

( O ideal é lavar as mãos por pelo menos 20 segundos)

Se não tiver água e sabão, faça tudo igual com álcool em gel. O melhor é não fazer o procedimento com pressa, mas sim com consciência. Uma excelente técnica para lavar as mãos com os pequenos é cantar uma canção curta ou até mesmo colocar uma música que eles gostem enquanto lavam as mãos.

MATÉRIA RETIRADA DO SITE : https://revistacrescer.globo.com/


bottom of page