top of page

Educação musical: entenda os benefícios da atividade para crianças


O incentivo à educação musical desde os primeiros anos de vida da criança, seja no ambiente familiar ou escolar, interfere de forma positiva em seu desenvolvimento neurológico, melhorando capacidades como memória, atenção e organização em um momento no qual seu sistema nervoso se estrutura.

No Brasil, desde 2008, a Lei nº 11.769 afirma que a música é obrigatória entre os componentes do currículo da Educação Básica, tanto em escolas públicas quanto particulares. Não é exigido, para isso, que seja criada uma disciplina própria, mas a prática musical deve ao menos estar integrada a outros conteúdos.

Para a educadora Maria Teresa Alencar de Brito, graduada em Música e Bacharel em instrumento, doutorada em Comunicação e Semiótica pela PUC  e autora de livros como “Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança -” e “Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical”, é fundamental incentivar que as crianças exercitem seus modos de pensar, sentir e se expressar através do exercício musical.

Continue a ler nossa publicação e entenda, em detalhes, alguns dos principais benefícios de fomentar a musicalização.

Melhora da concentração e do aprendizado A partir da prática regular de música, todo aluno tem a possibilidade de expandir sua inteligência musical e desenvolver os lados direito e esquerdo do cérebro, estimulando simultaneamente as habilidades de linguagem, a lógica, a compreensão e as aptidões matemáticas de formas distintas, tanto em cálculos quanto em comparações.

Atenta aos sons, a criança aprimora a concentração, e com o passar do tempo, com a prática da música voltada à obtenção de resultados – como perceber os desafios técnicos de leitura e execução de uma partitura e enfrentá-los para conseguir tocar uma música de que gosta-, o estudante adolescente adquire disciplina e consciência sobre a capacidade que ele desenvolveu, podendo aplicar essas habilidades a outros aspectos de sua vida, como estudos e trabalho.

Conhecimento multidisciplinar a partir da educação musical A música envolve conceitos de uma linguagem matemática, na qual se baseia o conhecimento das notas musicais, acordes e cifras, ritmo e compasso, mas está ligada também a aspectos afetivos, sociais e culturais, o que a torna multidisciplinar.

Nos anos iniciais, ao trabalhar a musicalização em sala de aula com as crianças pequenas, além de incentivar também a prática de dança e de movimentos corporais, o professor pode dialogar com seus alunos sobre a história das canções que conhecem e de seus respectivos intérpretes, enriquecendo a interpretação de todos através da contextualização.

Músicas populares brasileiras e cantigas folclóricas, por exemplo, expandem o aprendizado e estimulam os alunos a buscarem mais informações a respeito dos temas abordados. Incentivo ao desenvolvimento da capacidade criativa

A partir da educação musical, são encorajados os gostos pessoais de cada aluno e seu exercício criativo. A percepção de novos sons, silêncios, letras e melodias, aguça tanto o fazer quanto a apreciação.

Em um ambiente escolar mais alegre e apropriado para captar a atenção de uma geração que recebe cada vez mais estímulos de jogos e aparelhos digitais, a música inspira a criatividade e a autonomia de aprendizado a partir do repertório adquirido também entre a família e outros grupos de convívio.

Ampliação da capacidade linguística Por reunir som e linguagem, a educação musical por meio de canções favorece a fixação de novos conceitos e vocábulos, permitindo que o aluno amplie sua capacidade interpretativa e linguística. A comunicação, na inteligência musical, é desenvolvida e facilita a compreensão de figuras de linguagem comuns nesse tipo de texto, como metáforas. Além disso, muitas canções escritas em formatos de poema podem ser empregadas nos estudos de língua portuguesa, com análise de versos e estrutura de suas rimas.

Hoje, de acordo com pesquisa do Projeto Brasil de Tuhu, cujo objetivo é mapear as iniciativas de educação musical no Brasil, 52% dos projetos temáticos se concentram no Sudeste, o que demonstra que as escolas ainda têm um longo caminho a seguir na inclusão desse conhecimento em sua rotina de aprendizado.

O caminho da implementação, entretanto, vale a pena, pois além de auxiliar o desenvolvimento neurológico da criança, suas capacidades sociais e linguísticas, a educação musical trabalha o sentimento e ajuda a combater a ansiedade, a tristeza e a timidez. Além dela, há diferentes atividades extracurriculares que podem ser benéficas à criança. Conheça mais e saiba como escolher a atividade que mais combine com as características de seu filho!


Matéria Retirada do site:

bottom of page